Homem e a natureza
Autoria: Marisa Solange de Menezes
Proposta interdisciplinar
Projeto integrado com as disciplinas de ciência e geografia
Público Alvo
Alunos de 8ª série Ponto de Partida
Exibição do filme “Filhos da Guerra”, onde foi discutido o conteúdo: As duas Guerras Mundiais: nacionalismo e preconceitos.
Objetivos
- Conhecer a tese cientifica de Eugenia, bem como da “raça ariana” que perseguiu e matou milhões de judeus na Europa.
- Identificar o racismo e diferenciá-lo do preconceito.
- Conscientizar-se de que vivemos em um país multirracial, e desenvolver a prática da tolerância.
Discussão realizada
O trabalho ajudou a mostrar para os alunos que no Brasil construiu-se o mito da cordialidade, e o preconceito é acobertado, embora exista, e deve-se levantar estas questões para que o aluno reconheça em seus comportamentos e seus valores aspectos desta presumida cordialidade que mascara o preconceito étnico racial, entre outros.
Metodologia
Apresentação aos alunos o tema, com textos históricos referentes a ascensão do Nazismo e do
Fascismo, bem como de outras manifestações preconceituosas no Brasil atual como a dos Carecas do ABC, e de grupos que se denominam Neo-Nazistas em diversas partes do Brasil.
Avaliação
Produção de relatório do filme apresentado;
Produção de textos, utilizando o Word, onde reconheceram expressões de uso corriqueiro que trazem uma carga de preconceito;
Elaboração de pesquisas em ONGs para busca de informações voltadas para a conscientização contra práticas preconceituosas.
Comentários
Por Carmo - SC
Adorei sua atividade e com certeza os alunos também devem ter gostado pois é um tema super interessante e acima d tudo tem relações diretas com nossa forma de viver no Brasil, principalmente algumas regiões do Brasil. Em meu trabalho de Conclusão do Curso em História fiz uma pesquisa sobre a influência da
Segunda Guerra Mundial no Oeste de Santa Catarina, posso te garantir que jamais pensei que teria