hologramas
Foi com o objectivo de melhorar a resolução de imagens geradas por microscopia electrónica. (onde as lentes electromagnéticas davam uma aberração que se mostrava difícil de reduzir) que Dennis Gabor, engenheiro eléctrico húngaro, inventou a holografia. Realizou experiências usando luz de lâmpadas de mercúrio de baixa pressão, com filtro de cor verde, que provaram o que afirmava. A teoria da sua ideia foi desenvolvida numa época que não possuía os meios materiais para sua execução ideal, pois era necessário uma fonte de luz coerente e monocromática que ainda não existia.
Dennis Gabor
Sabe-se então que em 1958 na Rússia Y.N. Denisyuk, sem conhecer o trabalho de Gabor, tinha inventado uma técnica que permitia ver o holograma por meio da luz branca.
Em 1962 os engenheiros eléctricos norte-americano, E. Leith e Y. Upatnieks, dispunham do primeiro leiser para uso prático, e, sabendo da ideia de Gabor, a comprovaram com grande efeito realizando os primeiros hologramas de grande qualidade. Apesar de ter sido tornada pública em 1948, a teoria da holografia só pôde ser posta em prática satisfatoriamente com a invenção do raio laser, na década de 60, pelo cientista norte-americano Theodore Maiman.
Um pesquisador do mesmo instituto de Leith divulgou a holografia em palestras, e estando na Rússia foi ele quem teria reconhecido o mérito de Denisyuk. Que foi muito conhecido logo depois de publicar e porque a técnica dele permitia que a imagem holográfica pudesse ser vista com luz branca.
Em reconhecimento ao desenvolvimento original da ideia, Gabor recebeu o Prémio Nobel de Física em 1971, 23 anos após a sua descoberta e faleceu em 1979.
HOLOGRAFIA E FOTOGRAFIA
Apesar de frequentemente comparada à fotografia, a holografia é uma técnica radicalmente diferente. A holografia é baseada em princípios ópticos que não são utilizados na fotografia, e os hologramas têm propriedades físicas completamente