diversidade
Nos dias de hoje, é possível observar a importância da diversidade e pluralidade em nosso país, visto que atualmente, ser plural e diverso é buscar, nas diferenças, traços de união e igualdade de que possam estabelecer a comunicação entre pessoas e culturas, visando unicamente o desenvolvimento e crescimento de todos.
O trabalho a seguir, vem discutir sobre a importância de favorecer o intercambio de conhecimento entre a preservação da diversidade promovendo assim o respeito mutuo como forma de combater a discriminação que se dá devido às diferenças.
A idéia do trabalho está em mostrar que é de grande valor a compreensão de como a diversidade deve ser respeitada em sua variedade.
2 DESENVOLVIMENTO Desde o começo de sua história, a sociedade brasileira foi marcada pela presença de diferentes povos e culturas, fazendo com que sua formação tivesse grande variedade e mistura.
Entretanto, muitos ainda têm dificuldade de reconhecer esta situação, muitas vezes até desconhecem as completamente. (ARAÚJO, 2000).
2.1 DIVERSIDADE histórica
A construção histórica do Brasil se inicia com o crescimento da pluralidade de povos, tal como as populações indígenas, brancos, portugueses, negros, entre outros povos, que foram “chegando” e fazendo com que a diversidade na sociedade brasileira se tornasse complexa tal qual se conhece hoje.
O processo histórico é em grande parte responsável pelas diferenças culturais e lingüísticas. Não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim diferentes, com processos históricos também diversos, os quais proporcionaram organizações sociais com determinadas peculiaridades.
2.1.1 DIVERSIDADE LINGUÍSTICA
Entende-se por diversidade lingüística, a comunicação verbal característica do ser humano, a qual está relacionada à convivência de línguas