diversidade
FILOSOFIA:
Diversidade
Governador Valadares
2013
DIVERSIDADE
Produção textual individual apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, no 1º período do curso de Pedagogia. Tutor de sala:Simone
Professores: Bernadete Strang
Fábio Luiz da Silva
GOVERNADOR VALADARES
2013
Introdução
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideais variáveis em torno de um assunto concretos de faculdade, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
A diversidade é um conceito amplo, com aplicação em diferentes campos do conhecimento humano, entre os quais: linguísticos, históricos e culturais.
Diversidade Linguística
Alguns teóricos definem o ato da conversação como produto do desenvolvimento entre, no mínimo, dois indivíduos, de uma “atividade interpessoal face a face” (Fávero, Andrade e Aquino, 1998:91) contextualizada, em que “fazem parte os entornos espaço-temporal e sócio histórico que unem os participantes” (Idem).
A diversidade linguística funciona como um recurso comunicativo nas interações verbais do dia-a-dia no sentido de que, numa conversação, os interlocutores – para categorizar eventos, inferir intenções e apreender expectativas sobre o que poderá ocorrer em seguida – se baseia em conhecimentos e estereótipos relativos às diferentes maneiras de falar.
Diversidade Cultural
A noção de cultura é o cerne de uma antropologia que separava o determinismo biológico “racial” das manifestações de comportamento aprendidas pelos indivíduos de uma sociedade após o