Histórico e aplicabilidades da Biotecnologia
Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia
Zootecnia
Histórico e aplicabilidades da biotecnologia
André Gaban
Flávio Andrade
Gustavo Milanello
Cuiabá
Dezembro de 2011
Histórico e aplicabilidades da biotecnologia
André Gaban
Flávio Andrade
Gustavo Milanello
Trabalho com requisito parcial para nota de Genética em Zootecnia da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia , da Universidade Federal de Mato Grosso.
INTRODUÇÃO
Várias foram as sugestões apresentadas visando dar uma definição para Biotecnologia. Uma delas, proposta pelo prof. Antônio Paes de Carvalho, é suficiente para alcançar o objetivo de tomar conhecimento do que hoje se entende por Biotecnologia: “o conjunto de conhecimentos técnicos e métodos, de base científica ou prática, que permite a utilização de seres vivos como parte integrante e ativa do processo de produção industrial de bens e serviços”
As várias tentativas de definição existentes mostram nitidamente que se trata, portanto, de um campo de trabalho multidisciplinar, tendo a Biotecnologia por base de ramos de conhecimento que poderiam ser classificados de Fundamentais, ao lado de outros que poderiam ser agrupados sob a designação genérica de Engenharias.
Se é verdade, por um lado, que a Biotecnologia, somente passou a ser considerada altamente prioritária há relativamente pouco tempo, também é verdade, por outro lado, que processos biotecnológicos vêm sendo utilizados desde a mais remota antiguidade.
A utilização em maior escala da chamada Biotecnologia “moderna” teve como ponto de partida a síntese química do DNA (ácido desoxiribonucleico) realizada por Kornberg em 1967, que denominou de “revolução genética” às novas técnicas de manipulação genética: DNA recombinante e hibridoma.