Biotecnologia
No trabalho a seguir, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre as Principais Aplicações da Biotecnologia utilizando-se de livros, artigos de revistas e sites da internet, além de trabalhos apresentados para conclusão de pós graduação.
Definição
Entende-se por biotecnologia o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos. A biotecnologia também utiliza o DNA em técnicas de DNA recombinante. A origem desta palavra é grega: bio = vida; logos = conhecimento e tecnos = práticas em ciência.
Histórico
A biotecnologia é utilizada desde a antiguidade, na produção de pães e bebidas fermentadas, porém este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de última geração. Com o aparecimento de estudos em microbiologia (fermentação de bebidas) e biologia molecular (cultura de tecidos), o conhecimento em manipulação de microrganismos e genes tornou possível a produção de diversos medicamentos e alimentos industrializados. Insulina produzida por bactérias geneticamente modificadas e produção de medicamentos a partir de anticorpos monoclonais são exemplos de avanços biotecnológicos.
Área de conhecimento
A biotecnologia engloba conhecimento das áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular, química e informática. A introdução da informática ajudou na evolução das técnicas permitindo a automação, demonstrando que a ciência e a tecnologia , quando trabalham juntas, trazem muitos benefícios á todos.
APLICAÇÕES
Agricultura: por se tratar de um campo em rápido crescimento, muitos fatores éticos e legais ainda não estão devidamente esclarecidos ou definidos.
Também no combate às pragas, o uso da biotecnologia é da máxima importância e considerado um diferencial competitivo importante no mercado agropecuário globalizado. Uma grande polêmica surgiu sobre a biotecnologia na área da agricultura e da agroindústria,