qqqq
Ética ou filosofia moral: Área da filosofia que trata das distinções entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Dos assuntos de filosofia, esse certamente merece atenção especial, pois apareceu em anos subsequentes.
Epistemologia ou teoria do conhecimento: Área da filosofia que estuda a natureza do conhecimento, sua origem e seus limites. Também bastante frequentes, essas questões geralmente aparecem exigindo do candidato a comparação de textos de dois autores diferentes.
Feito esse levantamento, nossas recomendações são simples:
1 – Leia textos e artigos de filósofos conhecidos.
2 – Conheça as biografias desses autores.
3 – Aprenda a interpretá-los, analisando principalmente o contexto histórico de cada um.
QUÍMICA
Cálculo estequiométrico – Geralmente associado a problemas ambientais, como a chuva ácida, as questões desse tema se assemelham muito aos vestibulares tradicionais. Dessa forma, na hora de estudar, foque nas principais funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e algumas reações, como as de neutralização. E acima de tudo, pratique bastante. Afinal, para exercícios de estequiometria, quanto mais treino, melhor!
Termoquímica – Outro assunto bastante recorrente no exame. Tais questões, em geral, cobram do candidato a comparação da quantidade de energia liberada na queima de diferentes materiais. Vale destacar que, como a termoquímica também vem contextualizada em diversos problemas ambientais, é muito comum questões que exijam cálculo estequiométrico antes de uma análise termoquímica.
Química orgânica – Tal assunto, cada vez mais, vem ganhando força no exame. Vide o Enem de 2012, que apresentou diversas questões sobre o tema. Dessa forma, é imprescindível saber reconhecer as principais funções orgânicas e suas principais reações. Aqui, infelizmente, cabe a palavra “decoreba”.
Outros assuntos de relevância são equilíbrio químico, pilha e eletrólise.
Portanto, não tem escapatória. A palavra chave para estudar química