mudancas no consumo dos brasileiros
WILLIAN NESTOR DE JESUS
AS MUDANÇAS NO HABITO DE CONSUMO DOS BRASILEIROS
Engenharia Civil – ENC141CN
Várzea Grande – MT, 04, 2014.
WILLIAN NESTOR DE JESUS
AS MUDANÇAS NO HABITO DE CONSUMO DOS BRASILEIROS
Projeto de pesquisa apresentada ao UNIVAG, com requisito para obtenção de nota bimestral na Disciplina Economia de Empresas, sob a orientação da Professora Christine Maria Silva Carvalho.
Engenharia Civil – ENC141CN
Várzea Grande – MT, 04, 2014.
COMO OS BRASILEIROS GASTAM
O crescimento econômico muda o mapa do consumo no Brasil, faz disparar as vendas de produtos e serviços sofisticados e aumenta o apetite de todas as classes sociais para comprar mais.
CLASSE B
Boa parte do rendimento familiar é destinada à educação
(ensino superior, intercâmbio e cursos de especialização)
Há alguns dias, o Ibope Inteligência divulgou um prognóstico espantoso a respeito da economia brasileira. As projeções indicam que o consumo das famílias vai crescer 13,5% em 2012, alta comparável ao desempenho de um país como a China. De acordo com o Ibope, até o final do ano os gastos nacionais devem totalizar R$ 1,3 trilhão, valor equivalente à soma dos PIBs de Argentina e Suécia. Será o nono avanço consecutivo desse indicador, feito notável diante das crises financeiras que, principalmente depois de 2008, derrubaram a Europa e os Estados Unidos. Hoje, o Brasil é campeão de vendas em diversos setores. Em nenhum lugar do planeta o comércio de celulares e tevês de telas finas, para usar exemplos de produtos que demandam tecnologia de ponta, cresce tão velozmente. O País já é o quarto maior mercado global de carros, o terceiro de cosméticos e de cerveja e lidera com folga negócios tão diversos quanto produção de gravatas (o que é resultado direto do aumento da oferta de cargos