qqqq
Natural - a clonagem natural ocorre espontaneamente na natureza, sendo comum em diversas espécies. Ocorre naquelas espécies que têm capacidade de se reproduzir assexuadamente, isto é, sem a união de gâmetas.
Induzida - a clonagem induzida artificialmente é uma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais, ligada à investugação científica. É uma forma de reprodução assexuada em laboratóriom que se baseia em um único patrimônio genéticos. É feita apartir de uma célula-mãe, que acaba ocorrendo a produção de uma ou mais células, os clones.
Reprodutiva - Uma célula somática é introduzida em uma célula retirada de um animal (ou humano), logo após a ovulação. Antes de introduzir a célula somática, o cientista remove os cromossomos da célula recipiente. Após a introdução, as células se fundem, assim a célula começará a formar um embrião colocando no útero da "mãe-de-aluguel".
Terapêutica - é um procedimento cujos estágios iniciais são iguais á reprodutiva , mas que difere no fato do blastocisto não ser introduzido no útero, é utilizado em laboratório para a produção de células a fim de produzir teciso ou orgãos para transplante.
Embrionária - Consiste em remover uma ou mais células de um embrião e provocar seu desenvolvimento completo, formando um novo embrião com a mesma carga genética daquele que lhe deu origem.
Tipos de Clonagem Clonagem Natural: A clonagem natural ocorre espontaneamente na Natureza, sendo comum a diversas espécies. Ocorre em espécies que têm capacidade de se reproduzir assexuadamente, isto é, sem a união de gâmetas, e as crias são geneticamente iguais ao progenitor, uma vez que possuem o mesmo património genético. Existem vários processos de reprodução assexuada, sendo os mais conhecidos a fragmentação, a partenogénese, a bipartição, a gemulação, a esporulação e a multiplicação vegetativa.
· Fragmentação: o organismo