Grade curricular brasileira
A Grade Curricular é o conjunto de disciplinas disponibilizadas por uma determinada instituição para seus alunos estudarem para auxiliarem em sua carreira profissional. No Ensino Médio da maioria das escolas públicas do Brasil, o estudante não pode escolher as matérias a exercer. Entretanto, todas as instituições focam na base de todos os estudos futuros: Exatas, Humanas e Linguagens.
Um Grande problema que vem ocorrendo na Grade Curricular de muitas escolas é a falta de disciplinas necessárias, prejudicando assim, a formação do aluno posteriormente. Ou o tempo de suas aulas, que muitas vezes, é escasso comparado a de Escolas Públicas de outros países que tem períodos integrais em suas instituições. Muitas vezes também, não temos professores tão qualificados para o serviço, seja por sua própria eficiência ou pelo salário exercido pelo governo.
Os Governantes deveriam pagar salários mais altos aos professores, assim, eles se dedicariam apenas a uma única escola e a qualidade de suas aulas iria subir, aumentando credibilidade das mesmas e o aprendizado dos alunos. As instituições de ensino, por sua vez, poderiam disponibilizar mais recursos para determinadas aulas, melhorando sua qualidade e o aprendizado, incrementando ao máximo a Grade Curricular de seus alunos. Em outras ocasiões, seria importante a mobilização dos estudantes contra o governo e/ou a escola, para melhoras em seu ensino, afinal, todos temos o direito de uma educação, seja ela de qualidade ou não.
A Grade Curricular do Ensino Médio engloba as disciplinas básicas de futuros possíveis cursos profissionalizantes, e seu conhecimento é essencial para cursar qualquer faculdade, por isso, as matérias presentes nela, são tão necessárias e valorizadas. Com a falta de alguma delas (seja em Exatas, Humanas ou Linguagens) será mais difícil prestar alguma prova ou vestibular futuramente, pois você não teria nem o conhecimento básico requisitado neles,