ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 7º ANO
2334 palavras
10 páginas
Nome: _________________________________________________ Série: 9º AnoATIVIDADE
ATIVIDADE AVALIATIVA DE PORTUGUÊS - III UNIDADE
O Conar existe para impedir os exageros na propaganda.
E ele é 100% eficiente nessa missão.
Nós adoraríamos dizer que somos perfeitos. Que somos infalíveis. Que cometemos nem mesmo o menor deslize. E só não falamos isso por um pequeno detalhe: seria mentira. Alias, em vez de usar a palavra “mentira”, como acabamos de fazer, poderíamos optar por uma “meia-verdade”. “Meia-verdade”, por exemplo, seria um termo muito menos agressivo.
Mas nós não usamos esta palavra simplesmente porque não acreditamos que exista uma “meia-verdade”. Para o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, existem a verdade e a mentira. Existem a honestidade e a desonestidade. Absolutamente nada no meio.
O Conar nasceu há 29 anos (viu só? Não arredondamos para 30) com a missão de zelar pela ética na publicidade. Não fazemos isso porque somos bonzinhos (gostaríamos de dizer isso, mas, mais uma vez seria mentira). Fazemos isso porque é a única forma de a propaganda ter o máximo de credibilidade. E, cá entre nós, para que serviria a propaganda se o consumidor não acreditasse nela?
Qualquer pessoa que se sinta enganada por uma peça publicitária pode fazer uma reclamação ao Conar. Ele analisa cuidadosamente todas as denuncias e, quando é o caso, aplica a punição.
O processo de julgamento é rápido. E em caso de uma clara infração ao Código de Ética, o Conar pede a suspensão imediata da propaganda até que seja realizado o julgamento. Anunciantes, agencias de publicidade e veículos aceitam todas as resoluções do Conar – mesmo que elas acabem por tirar do ar uma propaganda em que milhões já foram investidos. Ai você pergunta: “E não tem choro?” Ao que nós, honestamente respondemos: “Mas é claro que tem.” Pergunte a qualquer publicitário se ele já teve alguma propaganda suspensa pelo Conar.
São grandes as chances de a resposta ser