Memorial Descritivo
INTRODUÇÃO
O presente Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória educacional, destacando atividades que eu já desenvolvi, quanto às atividades que realizo atualmente e as minhas perspectivas de estudo e pesquisa em relação a esse curso.
Quem lida com a ciência sabe, pela própria história da filosofia da ciência, que este não é um conhecimento que se gera espontaneamente, nem se dá a produzir sem determinadas condições objetivas infraestruturais de formação humana e de pessoal tecnologicamente preparado e, muito menos, é disseminado fora de interesses econômicos, políticos e ideológicos, apesar de ser uma necessidade vital de segunda ordem para toda a humanidade. É um conhecimento especial, exige longa formação, método, rigor e, fundamentalmente, condições objetivas, infraestruturais tecnológicas e de financiamento para ser elaborado, produzido, socializado e realmente ser útil e necessário à classe trabalhador.
Em 2006 comecei a graduação pedagógica na Ulbra. Campus Carazinho. Tranquei na época e só pude retornar agora na UPF. Estou na etapa inicial bastante animada e decidida a levar até o fim, pois a formação acadêmica será a realização de um sonho.
Mesmo estando no inicio são tantas coisas que gostaria de explanar neste memorial, sobre as vivências na graduação em Pedagogia que ficaria muito extenso por isso resolvi delimitar em um pequeno resumo, que dará noção da bagagem que carrego até a presente data.
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Considerando que Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.
A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.