Declaração de independência dos Estados Unidos
1) Thomas Jefferson foi o principal redator do texto da Declaração de Independência. Nesse documento, percebe-se a influência de ideias e pensamentos do período. Qual é essa corrente de pensamento?
R: O principio de igualdade a todos, direitos naturais do homem, da soberania do povo e do direito da revolta da população. Era a primeira que vez que na criação de um novo país se defendia o direito ao povo, e não aos dirigentes, que estavam na origem da fundação de uma nova nação.
2) Que argumentos contrários à colonização inglesa o texto utiliza para declarar a Independência?
R: Ele caracteriza o período governamental do Rei da Grã-Bretanha como uma ininterrupta injustiça e constantes abusos, que, todos eles, têm por fim o estabelecimento de uma tirania absoluta sobre estes Estados. E ainda aponta fatos que ajudam a compreender a sua ‘’indignação’’:
‘’Ele negou-se a dar seu consentimento a leis que são extremamente úteis e necessárias ao bem geral. ’’
‘’Proibiu aos seus governadores baixarem leis de importância imediata e premente, a não ser que só entrasse em vigor com a obtenção de seu beneplácito; e quando desse modo eram suspensas, omitia completamente tratar delas. ‘’
‘’Recusou-se a conceder outras leis a favor de amplos círculos da população, se essas pessoas não quisessem renunciar ao direito de representação junto ao legislativo, direito esse que lhes é inestimavelmente importante, e só temível a tiranos [...] ‘‘.
3) O texto da Declaração representa ideias revolucionárias para a época em que foi escrito. Explique essa afirmação.
R: Essa declaração expunha a luta pelos direitos das treze colônias a se tornarem ‘’estados livres e independentes’’, desligados de qualquer compromisso de obediência à coroa da Grã- Bretanha, com a qual ficava rompida toda a união política.
A guerra dos Sete Anos, a Lei do Selo, Lei do Açúcar e a Festa do Chá de Boston, foram fatores que contribuíram para