A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO DA REVOLUÇÃO FRANCESA E A DECLARAÇÃO DA INDEPENDENCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA
Sociologia
Prof. Claudia Benedetti
Limeira/SP
2013
A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO DA REVOLUÇÃO FRANCESA E A DECLARAÇÃO DA INDEPENDENCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMERICA
Para que possamos compreender as semelhanças entre a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão da Revolução Francesa é preciso levar em consideração que ambas foram criadas a fim de garantir a ordem e a justiça em um tempo conturbado por varias guerras.
Partindo desse principio podemos dizer que o direito a liberdade e igualdade são os pontos principais das duas declarações. Tanto na declaração americana como na francesa, logo em seus primeiros artigos, fica assegurado que todos são iguais e dotados de direito a propriedade, felicidade e segurança.
Outro ponto bastante evidenciado está relacionado ao governo. Ambas as declarações reconhecem que o governo deve ser eleito a fim de zelar pelo bem comum e caso contrario o mesmo deve ser imediatamente substituído. Garante também que qualquer cidadão tem direito a se candidatar a cargos públicos e para tal deve ser levado em consideração apenas suas habilidades independentes de qualquer outra influencia.
A justiça é outro ponto no qual as declarações se assemelham. Ambas declaram que todo cidadão é inocente até que se prove o contrario que todo acusado tem direito a conhecer a natureza da acusação e direito a defender-se dela. Tanto os americanos quantos os franceses, tentaram através de suas declarações garantirem a liberdade de expressão, seja ela da imprensa ou da religião.
Por fim podemos mencionar ainda o dever da caridade que de acordo com as declarações cabe tanto ao Estado quanto a população garantir que os menos afortunados tenham garantidos acesso a alimentação e outros direitos básicos a sua sobrevivência.
.
REVOLUÇÃO FRANCESA X REVOLUÇÃO AMERICANA
A Revolução Americana teve suas