Educação
Uma Educação Mais Humana, Transformadora e Afetiva.
A sociedade contemporânea apresenta-se com grandes desafios para os profissionais da Educação. Exercer essa função com eficácia e qualidade é uma tarefa complexa e cheia de surpresas para professores e professoras.
Fazer da escola e do ato de educar espaços e momentos prazerosos, alegres e felizes para professores e alunos demanda muita criatividade, motivação e gosto pelo desafio. Mas é possível fazer do ambiente escolar um exercício de qualidade de vida, realização pessoal e profissional, basta estarmos abertos a idéias e propostas inovadoras. Entrando em contato com as mais variadas linguagens acerca do ensino aprendizagem. Instalando assim, a Magia do aprender com alegria.
Nesse sentido, a ludicidade precisa reconquistar um espaço nas salas de aula, pois sendo este um lugar de encontro de pessoas no momento em que estão descobrindo muitos conhecimentos com relação à vida e ao mundo, começando uma caminhada que marcará profundamente o seu desenvolvimento. As inter-relações entre os indivíduos, seus sentimentos, afetos e sonhos, precisam ser legitimados, buscando a superação da fragmentação e do isolamento.
Percebe-se que a sala de aula vem perdendo a magia a cada ano que passa, tornando-se um ambiente sério e austero, permeado por um clima muitas vezes tenso e angustiado. Essa inquietação faz vir à tona alguns questionamentos: Por que se brinca tão pouco na escola? Por que a cultura lúdica brasileira, na sua forma pluricultural e rica em folclore não habita os domínios escolares? Sendo a escola o universo de encontro da infância, por que os cursos de formação de professores descartam a possibilidade de vivencia do lúdico em suas propostas?
Assim como no processo de ensino, necessita-se de uma intencionalidade por parte dos professores e professoras, para planejar as ações interdisciplinares que serão vivenciadas, através de uma postura lúdica. Entende-se que o tempo de