Histórico dos Surdos
RESUMO
A história do povo surdo tem um sentido importante no desenvolvimento humano e registra os acontecimentos históricos surdos, como grupos que possui uma língua, uma identidade e uma cultura, que durante eras foram travadas grandes batalhas, até alcançarem o reconhecimento que têm hoje, na era moderna. A criança que apresenta a perda desse sentido reconhece a necessidade em se comunicar. A deficiência auditiva é uma perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando em graus e níveis, que podem ser causadas pela consangüinidade entre pais ou hereditariedade; infecções; baixo peso do bebê asfixia severa no nascimento, meningite; bactérias,uso de drogas antes e durante a gestação. Assim como no mundo, a educação de surdos no Brasil passou por fases distintas. A primeira fase é a oralista, a segunda é uma abordagem de comunicação total e a terceira a abordagem bilíngüe. A comunidade surda têm se organizado no sentido de garantir legalmente estes direitos no espaço de construção e solidificação de sua identidade, bem como reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
Palavras – chave: Histórico; Educação; Língua de Sinais;
1. INTRODUÇÃO
Quando se fala em deficiência auditiva, faz-se necessária a compreensão do que é surdez, para que possamos compreender as implicações desta deficiência.
Segundo Fernandes (2003), surdez é a privação parcial ou total do sentido de ouvir. Essa incapacidade pode ser de origem congênita causada por viroses maternais, doenças tóxicas desenvolvidas durante a gravidez, predisposição genética. Etc, ou adquirida, isto é, a pessoa pode nascer surda ou adquirir posteriormente através de uma doença ou acidente.
Esse tipo de deficiência é um sentido importante no desenvolvimento humano. É a partir dela que a criança começa sua interação com o mundo, mesmo ainda na gestação. A