REVOLUÇÃO VIRTUAL
Bárbara Melo de Souza Santos
Bruno Andrew Furtado de Sousa
Jennifer Caroline Ferreira Araújo
Mariana Elizabeth da Costa Silva
Matheus Viana Limas 1
RESUMO
O presente artigo propõe mostrar como a comunicação vem ajudando e aumentando a força dos movimentos feministas no Brasil e em todo o mundo, em especial do movimento Marcha das Vadias. O contexto deste artigo é explicar o fato de que em uma sociedade, que durante anos as feministas tentaram impor o direito à liberdade de escolha, e hoje esse mesmo lema virou discurso de várias campanhas publicitárias ao redor do mundo, mas ainda reagem de forma discriminatória quando alguma pessoa vive uma realidade, por escolha ou falta de opinião, fora dos padrões pré-estabelecidos pelos nossos antepassados. Pretendo mostrar que ainda vivemos em uma sociedade extremamente machista e como o movimento marcha das vadias com a ajuda dos meios de comunicação vem tentando mudar esse cenário.
Palavras-Chave: Feminismo. Luta. Comunicação. Blog. Internet.
1. Introdução
As mulheres vêm lutando por direitos equânimes e teve grandes sucessos, já no início do século XIX como sufrágio*, (direitos trabalhistas e educacionais para mulheres e garotas), entre tantas outras vitorias que, hoje em dia, tem igualando cada vez mais os direitos e liberdades das mulheres com o dos homens.
Para Simone de Beauvoir 2 “É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta”.
Apesar de ter consolidado sua luta ao longo do século XIX as mulheres ainda enfrentam grande repressão na sociedade contemporânea, e isso se dá aos conceitos arcaicos passados de geração a geração. Atualmente existe um grande conflito entre os conceitos conservadores, enraizados por nossos ancestrais e o atual conceito de liberdade da