A TERCEIRA INDUSTRIALIZAÇÃO MUNDIAL E O CIBERESPAÇO
Introdução A Industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. É acompanhada pela ampliação tecnológica e desenvolvimento da economia. A industrialização consiste em transformar um determinado espaço geográfico, a partir da construção de indústrias e de empresas. Provoca profundas alterações socioespaciais, acelerando a urbanização e o êxodo rural e alterando drasticamente a maneira de exploração e utilização dos recursos naturais.
A industrialização traz com si a desigualdade, pois se manifestou de maneira desigual pelo mundo. Enquanto os países de industrialização clássica desenvolveram-se tecnologicamente a partir de meados do século XVIII e ao longo do século XIV, os países de industrialização tardia vivenciaram esse fenômeno apenas a partir do século XX, enquanto alguns deles ainda sequer podem ser considerados como territórios industrializados.
Desenvolvimento Para entendermos melhor a Terceira Revolução Industrial precisamos estudar a Primeira e a Segunda Revolução Industrial.
Primeira Revolução Industrial Ocorreu na Inglaterra, no final do século XVIII início do século XIX, logo mais outros países como França, Bélgica, Holanda, Rússia, Alemanha e Estados Unidos ingressaram nesse novo modelo de produção industrial.
A ciência descobriu a utilidade do carvão como meio de fonte de energia e a partir daí desenvolveram simultaneamente a máquina a vapor e a locomotiva, importantes, pois propunham uma reviravolta no setor produtivo e de transportes. Um dos primeiros ramos industriais a usufruir a nova tecnologia da máquina a vapor foi a produção têxtil, que antes da revolução era desenvolvida de forma artesanal. A utilização de máquinas nas indústrias proporcionou uma produtividade extremamente dinâmica, fazendo da indústria uma alternativa de trabalho, sendo assim milhares de pessoas deixou o campo em direção às cidades. A partir desse