Histórico da política de assistência
SERVIÇO SOCIAL
JEANNE MEDINA MACHADO MARTINS
POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA: Histórico
Três Corações 2012
JEANNE MEDINA MACHADO MARTINS
POLÍTICA DA ASSISTÊNCIA: Histórico
Histórico da Política da Assistência, apresentado no 3º período de Serviço Social da Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina Política Social - Assistência – ministrada pela Prof. Claudete Bernardo Basaglia.
Três Corações 2012
Como bem sabemos, a Assistência Social no Brasil teve o seu berço no assistencialismo, na caridade, filantropia e cuidados dos religiosos até a década de 40. Neste período, foi criada a Legião Brasileira de Assistência para, mais uma vez, prestar esse atendimento “assistencial” às pessoas em estado de vulnerabilidade, na tentativa de promover um desenvolvimento social e comunitário. Tinha como parceiros O.N.Gs., Estatais, Governos e voluntários. A partir de 85, mobilizações são feitas no sentido de fazer com que os favores oferecidos sejam reconhecidos como direito social. E, após muitas lutas, é conquistada e regulamentada em 1988 através da constituição, a tão sonhada política da assistência social, que terá diretrizes específicas para norteá-la dentro da seguridade social.
Fazia-se necessário que um conjunto de leis regulamentadoras da seguridade social existisse para que se fizesse valer os direitos dos cidadãos em estado de vulnerabilidade. Seminários foram realizados, comissões foram criadas para defender a elaboração da L.O.A.S., que até então, era apenas um sonho inatingível.
Muitas barreiras e entraves foram encontrados, ameaças de ser considerada inconstitucional, já que a Política de Assistência Social ainda não estava regulamentada.
Enfim, em meados