Ambev
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Teoria da Administração I
Acadêmico: Armond J. Telis de Souza
1- Brahma e Antarctica sempre foram velhas e tradicionais concorrentes. Por que substituíram a competição agressiva pela associação e cooperação?
Para ampliar a participação e a manutenção do mercado nacional, bem como somar esforços na expansão do mercado do MERCOSUL, e criar uma blindagem à entrada de empresas estrangeiras no mercado local. A possibilidade de estabelecer alianças e redes de trabalho com diversos agentes e empresas em todo o mundo contribuiu para a mudança dos valores relacionados à forma de pensar das empresas, pois se elas não se fortalecessem correriam o risco de perderem mercado diante possíveis concorrentes internos e principalmente externos.
2-Faça um cotejo entre possíveis vantagens e desvantagens da mega fusão para cada uma das empresas envolvidas.
ANTÁRCTICA
Vantagens * Possibilidade de pagamento das contas; * Fortalecimento do mercado nacional e internacional; * Redução dos custos e aumento dos lucros; * Aumento no preço das ações na bolsa de valores; * Aumento no segmento de refrigerantes; * Partilhar da política administrativa e política da Brahma
Desvantagens: * Venda da marca Bavária; * Baixa no mercado cervejeiro; * Ter de compartilhar sua tecnologia com sua antiga rival.
BRAHMA
Vantagens: * Venda da marca Bavária; * Utilização da cadeia produtiva da Antarctica; * Maior lucro; * Maior produtividade; * Expansão do mercado cervejeiro.
Desvantagens: * Ter que assumir o alto custo de reestruturar a antiga rival que estava em decadência
3- No seu ponto de vista, quais os fatores que levaram a essa mega fusão?
A Brahma com sua política ousada de expansão tinha em seus planos, não apenas tornar-se líder no mercado nacional, mas também se tornar forte concorrente no