Vantagens e desvantagens da terceirização da logística
A terceirização surgiu como resposta às inúmeras mudanças que ocorreram no cenário global. As inovações tecnológicas, um novo perfil de comportamento dos consumidores, o enfraquecimento das marcas e a redução do ciclo de vida dos produtos são apenas a ponta do iceberg das profundas transformações que continuam a acontecer. Rapidez e flexibilidade deixam de ser vantagens competitivas para representarem características de sobrevivência para empresas.
Essa tendência de terceirização, que inicialmente limitava-se a campos meramente operacionais, tais como: limpeza e conservação, vigilância, centrais de atendimento etc, ganhou força e atinge agora uma área indubitavelmente estratégica para as organizações: a logística.
Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de avaliar e ponderar vantagens e desvantagens dessa tendência de terceirização da logística. Identificar-se-ão os aspectos essenciais que devem ser considerados pela contratação ou não dos operadores logísticos especializados (Logistic Service Provider – LSP).
2. TERCEIRIZAÇÃO DA LOGÍSTICA
2.1 – Terceirização e Logística no Mercado Global
A terceirização corresponde ao fornecimento de uma atividade por empresa especializada, tem como objetivo principal a desoneração da empresa com atividades secundárias. De forma elucidativa, Silva (1997, p.30) define:
Terceirização é a transferência de atividades para fornecedores especializados, detentores de tecnologia própria e moderna, que tenham esta atividade terceirizada como sua atividade-fim, liberando a tomadora para concentrar seus esforços gerenciais em seu negócio principal, preservando e evoluindo em qualidade e produtividade, reduzindo custos e gerando competitividade.
Essa técnica surgiu como resposta às abruptas mudanças que ocorrem no mercado globalizado. Em última análise, representa a adaptação das empresas às novas regras do jogo.
De acordo com MARTINS e ALT (2009), a globalização é um fenômeno sem