A LOGÍSTICA COMO INSTRUMENTO DE DIFERENCIAÇÃO E COMPETITIVIDADE
O objetivo do estudo foi identificar e descrever como a logística pode ajudar as organizações a ser diferente das concorrentes obtendo vantagens no mercado.
O estudo se justifica à medida que se verifica que com a globalização e consequentemente a grande competitividade entre as empresas, a logística tem si tornado um fator crucial para as empresas. Entregar os produtos certos, nos lugares certos, em tempo hábil, ou seja, no prazo acordado, com nível de serviço desejado e com menor custo possível tem sido um fator determinante para vitalidade das empresas. O que significa dizer que a logística adquiriu seu espaço em grau de importância à bem pouco tempo na história da administração, por isso muitas organizações não conseguem obter um olhar crítico e promissor com relação à logística. Mas esse quadro encontra-se em transição, já existem organizações com uma logística apurada e que efetivamente agregam valor para o cliente.
A questão central que este estudo objetivou responder foi Quais os benefícios conquistados pelas organizações ao adotarem a logística como principal instrumento para aumento da competitividade? Essa questão central implicou esclarecer as principais atitudes que devem conduzir um processo de tomada de decisão em relação ao investimento na Logística como diferencial competitivo.
A logística como