ATRIBUIÇÕES ÉTICAS DO ANALISTA CLÍNICO NO MERCADO DE TRABALHO.
REBECA LOPES DE OLIVEIRA
ATRIBUIÇÕES ÉTICAS DO ANALISTA CLÍNICO NO MERCADO DE TRABALHO.
Trabalho de pesquisa elaborado para obtenção de nota parcial, na disciplina de: Ética Profissional ministrada pela professora: Jocimara Rocha á turma Ac1/13n no Curso Técnico em Análises Clínicas.
Manaus
2013
INTRODUÇÃO
Temos como objetivo no trabalho a seguir a importância de adquirirmos conhecimento sobre o código de Ética e atribuições do analista clínico.
O código de Ética do técnico em analises-clinicas.
Atribuições do técnico em analises clínicas.
JUSTIFICATIVA
O tema abordado é de muita importância, pois é baseado nele que conheceremos nossos deveres e direitos dentro da profissão.
CÓDIGO DE ÉTICA DO TÉCNICO EM ANALISES CLÍNICAS
PREÂMBULO
O TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS É UM PROFISSIONAL DA SAÚDE DE NIVEL MÉDIO, CUMPRINDO-LHE EXECUTAR TODAS AS ATIVIDADES INERENTES AO ÂMBITO PROFISSIONAL TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE MODO A CONTRIBUIR PARA A SALVAGUARDA DA SAÚDE PÚBLICA E, AINDA, TODAS AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO DIRIGIDAS A COMUNIDADE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM APOIO AO PROFISSIONAL FARMACÊUTICO.
ENETENDE-SE COMO TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS OS PORTADORES DE CERTIFICADO DE TÉCNICO EM ANALISES CLÍNICAS E TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA
TÍTULO I
Do Exercício Profissional
CAPÍTULO I
Dos Princípios Fundamentais
Art.1º - O exercício da profissão de técnico de laboratório, como todo exercício profissional, tem uma dimensão ética que é regulada por este código e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia, após apuração pela sua Comissão de Ética, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País.
Art.2º - O técnico de laboratório atuará sob a supervisão do profissional farmacêutico, em beneficio à vida humana e ao meio