Fichamento Antropologia
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Fichamento da Disciplina Pensamento Antropológico no Brasil
BERNARDINO,JOAZE. Ação Afirmativa e a Rediscussão do Mito da Democracia Racial no Brasil. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-546X2002000200002&lng=en&nrm=iso. Acessado em 02/05/2013.
Do que se trata a discussão principal do texto?
A principal questão abordada gira em torno do mito da democracia racial instaurado no Brasil. A esta conjectura pode-se citar “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freire, que aborda a questão do escravismo no Brasil como uma realidade branda diferente dos fatores ocorridos em outros países. O texto, nesta abordagem vem questionar este mito dando ênfase à realidade brasileira denunciando toda a carga vivenciada pela discriminação racial. A esta lógica pode-se questionar sobre as questões afirmativamente democráticas vivencias no cenário nacional, em outras palavras, se não ouve e se não há no Brasil realidades racistas tais projetos democráticos não teriam sentido em sua existência.
Como tal discussão se relaciona com o conteúdo da disciplina?
O conteúdo se relaciona com conteúdos abordados em sala nas aulas (22, 23 e 24) que em sua raiz pretendem discutir os aspectos culturais, bem como a falta de acesso que culturas afrodescendentes vêm sofrendo ao longo de todo o processo histórico. De antemão, justifico que o presente texto trata da própria realidade da importância de se pensar antropologicamente a história nacional, foco pouco ressaltado em nosso bojo educacional.
Como se desenrola a argumentação do trabalho?
Primeiramente começa ressaltando a crença de que no Brasil nunca ouve uma realidade discriminatória ou racial, baseando-se no mito da democracia racial, e o ideal de embranquecimento; poderíamos pensar que nossa realidade de enculturação se desenvolveu de forma branda, diferentemente da realidade americana.
Em segunda