Fichamento de antropologia
Fichamento do Texto:
Laplantine, F.
“Aprendendo Antropologia”
“Marcos para História do Pensamento Antropológico: A pré-história da antropologia.” (páginas 23 a 37)
O objetivo do texto é fazer uma reflexão sobre o surgimento do estudo antropológico, para isso Laplantine nos mostra o momento histórico em que a antropologia da seus primeiros passos, e apresenta duas linhas de pensamento muito discutidas até hoje.
Para Laplantine, o inicio dos estudos sobre o homem surge na época do Renascimento, período onde ocorre a descoberta do novo mundo, através das grandes navegações, momento em que novos povos são descobertos, e que surgem as relacionadas a eles, por exemplo: será que se deve atribuir o estatuto de humano aos nativos daquelas terras? Os então chamados selvagens possuem uma alma? Entre outras duvidas e receios.
Naquela época pensavasse que o estatuto de humano era dado por meio da religião, entretanto devido as grandes duvidas geradas não foi possível usar esse critério para solucionar a questão, assim surgiram duas linhas de pensamento: uma a favor dos índios (selvagens) e contra os exploradores, e outra contra os índios e a favor dos exploradores (homens brancos europeus). Para esclarecer essas duas ideologias, Laplantine usa o debate entre o dominicano Las Casas e o jurista Sepulvera. Las Casas que se posiciona a favor dos índios fala que a organização das aldeias muitas vezes é melhor que a dos homens brancos, que se consideram seres superiores, e que os povos descobertos se igualam ou até superam muitas nações ocidentais. Já Sepulvera vai dizer que os homens brancos civilizados superam outros em prudência e razão e que por isso são senhores, ou seja, exploradores do trabalho alheio, entretanto homens preguiçosos e de espírito lento são naturalmente servos e isso seria algo