Fichamento antropologia
CULTURA E DIVERSIDADE
FICHAMENTO
‘’ Não precisamos recuar tanto no tempo, porém, para encontrar diferentes formas de organização social e manifestações culturais: nossos antepassados agiam e pensavam de forma muito diversa da nossa. Num passado não muito remoto, a situação da mulher no Brasil, por exemplo, era muito diferente da atual [...] A diversidade das manifestações culturais se estende não só no tempo, mas também no espaço ‘’. (p.426)
Os grupos sociais constituem muitas formas de simbolizar o mundo, por isto podemos falar em culturas no plural ou diversidade cultural. O modo de valorizar, simbolizar, classificar, e os costumes são diferentes.
‘’ As diferenças são fruto não só das desigualdades sociais – pois encontramos mais diferenças do que as divisões entre as classes’’. (p.427) Partilhamos da mesma sociedade, só que cada um vive em sua classe social, mas apesar disso, em nível cultural, podemos encontrar maiores diferenças do que as condições econômicas. Tais como a religião, origem étnica, política e situação cultural fazem parte de uma totalidade.
‘’ Fenômeno unicamente humano, a cultura se refere à capacidade que os seres humanos têm de dar significado às suas ações e ao mundo que os rodeia [...] É o conceito de cultura que define o campo da Antropologia: compartilha com a Antropologia Biológica e com a Psicologia um mesmo objeto – o homem [...] Não é possível pensarmos, portanto, numa natureza humana independente da cultura: diante de um homem sem cultura estaríamos diante de uma monstruosidade’’. (p.427-428)
A cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo, é todo o complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade. O homem age de acordo com os seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado, portanto, os homens sem cultura seriam monstruosidades