Texto crítico
O texto trata da teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, para ele todos nós temos condições potenciais diferentes e precisamos de estímulos para desenvolver este conhecimento. As sete primeiras inteligências mapeadas por Gardner foram a lógico-matemática, linguística, corporal-cinestésica, musical, espacial, interpessoal e intrapessoal, depois foram mapeadas mais duas a partir de ressonâncias, a naturalista e a existencialista.
O trabalho teve como objetivo investigar se os professores das series iniciais do ensino fundamental de uma escola privada e uma escola pública do Município de Dourados tem conhecimento da teoria de Howard Gardner, das Inteligências Múltiplas e se as utilizam no âmbito escolar.
A pesquisa foi realizada com 20 profissionais da área da educação, a maioria dos entrevistados possui graduação, alguns magistério e pós graduação. Os questionários foram deixados na instituição e no prazo combinado foram recolhidos. O resultado dessa pesquisa foi que a maioria dos professores das escolas pública e privadas, disseram ter conhecimento da teoria das inteligências Múltiplas e que também conseguem distinguir em seus alunos diferentes habilidades e que a maioria preocupam-se em planejar suas aulas de forma que consiga tocar seus alunos, trabalhando de forma pluralista.
No meu ponto de vista todos os professores têm a obrigação de conhecer as Inteligências Múltiplas e identifica-las em seus alunos, pois a partir daí será possível planejar suas aulas de forma que atenda toda sua turma. Por meio de projetos criados a partir do interesse da turma, brincadeiras, aulas passeios, brincadeiras cantadas, observação de ambientes, filmes podem-se desenvolver a coordenação motora, a memória musical, a matemática, a linguagem oral, a noção de espaço, entre outros.
Creio que os professores têm tido um olhar mais sensível para seus