Conceitos e Textos Críticos
“O conceito de cultura é um dos principais nas ciências humanas, a ponto de a Antropologia se constituir como ciência quase somente em torno desse conceito. Na verdade, os antropólogos, desde o século XIX, procuram definir os limites de sua ciência por meio da definição de cultura. O resultado é que os conceitos de cultura são múltiplos e, às vezes, contraditórios.
O significado mais simples desse termo afirma que cultura abrange todas as realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideias e crenças. Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica.” (SILVA; SILVA, 2009, p. 85).
Texto Crítico sobre Cultura
Vivemos rodeados de cultura, nos mais diversos ramos e aspectos. Quando discutimos cultura é normal pensar em massa, pois a cultura se dá por meio de hábitos e realizações de uma sociedade. Nos seus mais diversos tipos e finalidades a cultura abrange um emaranhado de atividades e até crenças, habilidades humanas também podem ser consideradas culturas. Dentre todas as regiões do mundo, a cultura está diretamente presente nos hábitos e atividades dos seres, fazendo com que a abrangência se torne cada vez maior uma vez que o ser demonstra suas habilidades e torna aquilo um ato de cultura, que possa ser lembrado e demonstrado para todos como vivencia e aspecto para futuras gerações. Toda cultura tem sua historia própria, mostrando assim um jeito diferente de cada tipo, cada estilo, cada modo de se fazer.
A grande diversidade cultural existente hoje se dá também há mudanças genéticas que sofremos ano após ano, e sendo assim não há definição especializada de o que é cultura, de modo que, vem de séculos o estudo e a capacidade de se demonstrar