texto critico
Sabe-se
que
as relações jurídicas ocorrem quando
há
o
envolvimento de duas ou mais pessoas e estas tem um interesse comum sobre determinado negócio.
Neste tipo de relação uma parte é obrigada a cumprir certos deveres resguardando o direito da outra parte envolvida.
Para que as relações jurídicas sejam eficazes é preciso que estas se baseiem em normas jurídicas regulamentam as ações sociais com o propósito de estabelecer a satisfação entre ambas as partes promovendo a paz social que é o objetivo maior estabelecido pela Constituição brasileira.
Estas normas foram cuidadosamente elaboradas para harmonizar a convivência das pessoas na sociedade.
Um bom exemplo a ser dado de relações jurídicas em que as normas jurídicas são estabelecidas é em um negócio de locação de imóvel, onde através de um contrato, os direitos e deveres de ambas as partes são estabelecidos por clausulas que devem estar de comum acordo entre todos.
Após esta breve conceituação sobre relações jurídicas e normas jurídicas torna-se, coerente afirmar que as relações jurídicas são sim influenciadas pelas normas jurídicas.
Quanto as relações sociais, é definida por qualquer tipo de interação entre pessoas na sociedade. Esse tipo de relação pode acontecer em diversos setores da sociedade como, igreja, escola, comunidade, trabalho, etc. Pode-se dizer que toda relação jurídica é uma relação social, entretanto nem toda relação social consiste em uma relação jurídica.
Um fato a ressaltar é que as relações sociais estão vinculadas as relações jurídicas, pois a partir da primeira é que se originou a segunda e a necessidade de regulamentar as relações jurídicas deram origem as normas
jurídicas.