redes sem fio
Transmissão e recepção em redes sem fio
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA
Transmissão e recepção em redes sem fio
OBJETIVO
Realização de uma pesquisa dos diversos fatores existentes entre a transmissão e a recepção de uma informação em uma rede sem fio
COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES
1. Caracterizar sinais analógicos, digitais e sinais periódicos e entender as diferenças de sinais analógicos e digitais e os parâmetros freqüência e comprimento de onda em sinais periódicos
Sinal Analógico é um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo. A representação de um sinal analógico é uma curva. Como mostra a figura abaixo. Como exemplo, se um sinal varia seus valores 0 a 10, o sinal analógico passa por todos os valores intermediários possíveis (0.01 , 0.566 , 4.565 , 8.55...). Sendo assim a faixa de frequência é bem maior e não tão confiável.
Sinal Digital é um sinal com valores discretos (descontínuos) no tempo e em amplitude. A representação de um sinal digital é um histograma. Usando o mesmo exemplo acima, se um sinal varia seus valores de 0 a 10, o sinal digital assumirá os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10). Se um sinal no sistema digital acima tem o valor de 4,25 em qualquer instante de tempo, é representado pelo valor mais próximo discreto, neste caso o 4. Os sinais que variam de 4 a 4,5 serão representados pelo 4 e sinais que variam de 4,5 a 5 serão representados pelo 5.
Sinal Digital
Portanto, com o sinal digital pode-se garantir a qualidade de um sinal , diminuindo os custos de armazenamento e tempo de processamento. http://www.cgrbrasil.com.br/artigos/diferenca-entre-sinal-digital-e-analogico/ Um sinal periódico satisfaz a condição x(t)=x(t+T), em que T é uma constante positiva.
Se esta condição valer para T=T0, então vale para T=2T0, 3T0, ..., onde T0 é o período fundamental de x(t), cuja frequência fundamental é f=1/T e a frequência angular é dada por ω=2π/T.
Já o sinal aperiódico ou não-periódico não satisfaz a