A atividade logística como geradora de vantagens competitivas no mercado global
Processos Gerenciais (EMD 4561) – Logística
20/08/2009
RESUMO
Falarei neste trabalho sobre a importância da Logística para as empresas no mundo moderno, as áreas em que ela atua dentro da empresa, seu diferencial competitivo e vantagens que agregam nas organizações, reduzindo custos e com isso a oportunidade de fidelizar clientes em um ambiente competitivo e globalizado para encarar a forte concorrência global.
Palavras-chave: Competitividade; Concorrência; Organização.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei falar sobre as vantagens competitivas em Logística no Brasil e no mercado global e a integração dos diversos setores da empresa; redução de custos que ela promove, qualidade de produção e fluxo rápido de informações e o que a faz ter mais vantagens competitivas no cenário atual. Hoje em um mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras, é necessário encontrar algo que diferencie e torne a empresa cada vez mais competitiva e sobreviva à velocidade de informações e preços que o mercado atual exige.
2 ESTRATÉTICA DA LOGÍSITCA E COMPETITIVIDADE
Segundo Machado (2008), logística bem aplicada e entendida ajuda a empresa na redução de custos e aumenta os produtos ou serviços oferecidos ao cliente. Podendo tornar-se um diferencial competitivo em seu mercado de atuação. Esse é o caminho mais utilizado por vários setores da economia brasileira como o automobilístico e o grande varejo. São fábricas compactas, com alta eficiência operacional e que produzem automóveis para todo o mundo. Uma das maiores preocupações da administração logística está ligada à velocidade, disponibilização nos seus respectivos locais de consumo, dos bens e serviços corretos, entregues em tempo hábil e na condição que o cliente deseja ao menor custo possível. É essencial entender que nenhuma empresa pode funcionar sem atividades logísticas, e portanto reduzir custos nestas atividades