TERCERIZACAO DOS SERVICOS LOGISTICOS NO BRASIL
JHONES SANTOS SOUZA
THAYNARA SILVA SANTOS
SANTO ANTONIO DE JESUS - BA
2015
JHONES SANTOS SOUZA
THAYNARA SILVA SANTOS
TERCERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS
Trabalho avaliativo do Curso Gestão em Logística ao CETEP Recôncavo, como requisito parcial da II Unidade, avaliação da disciplina de Gestão em Operações Logísticas IV (GOL 4).
Orientador: Rafael Pereira
SANTO ANTONIO DE JESUS – BA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 TERCEIRAÇÃO ESTRATÉGICA 5
3 ATIVIDADES TERCEIRIZADAS 6
4 TERCEIRIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE 7
5 TERCEIRIZAÇÃO DO SISTEMA DE ARMAZENAGEM 8
6 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO 9
6.1 VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO
6.2 DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A prática da terceirização é bastante comum nas organizações, cujo principal objetivo é a redução de custos, entretanto se esta técnica ou ferramenta não for utilizada com critérios gerenciais tal estratégia pode não produzir os efeitos desejados.
A terceirização consiste na prática de transferir a outros, ou a um terceiro, a responsabilidade de realizar tarefas consideradas secundárias dentro da organização. Tal prática que começou com a transferência de serviços de segurança, limpeza e alimentação hoje abrange um grande número de atividades que antes eram feitas internamente pelas empresas que podem, segundo aquelas que a adotam, concentrar suas atividades no seu core business.
Este seminário pretende contribuir para a discussão sobre a terceirização de atividades/serviços logísticos através de uma revisão da literatura disponível sobre o assunto, ampliando discussões sobre as vantagens e desvantagens de sua utilização na logística do ponto de vista estratégico.
Com a contínua busca para melhorar o desempenho das empresas, a cadeia de suprimento das companhias começou a ser olhada de maneira mais próxima e com foco mais estratégico pelos gestores. Com o objetivo