Comunica o Serial e Paralela
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
COMUNICAÇÃO SERIAL E PARALELA
ALUNOS:
CAMILA DAMIÃO
EDER MILANI
RAFAEL ANDRADE
CATAGUASES – 2015
Introdução
Neste trabalho, apresentaremos a importância e as funcionalidades das Comunicações Serial e Paralela. Como importância dessas comunicações, podemos destacar a transferência de informação entre um transmissor e um receptor. O fato é que a comunicação e transmissão de dados, é essencial para a para as nossas tarefas do cotidiano.
A comunicação paralela refere-se ao fato de que todos os bits que compõem o dado trafegam, simultaneamente, por meio de vias separadas um para cada bit, dentro de um único cabo. A serial comporta sistemas de detecção de erros que a tornam uma comunicação mais segura. A comunicação serial tem uma concepção simples: uma linha para enviar dados, outra para receber dados e outra para controlar como os dados transitam pelas duas primeiras portas. A vantagem da transmissão serial em relação a paralela é que apenas com um canal de comunicação, à transmissão serial reduz o custo de transmissão em relação a paralela. O assunto será abordado no decorrer desta dissertação.
Metodologia Este trabalho acadêmico apresenta uma descrição das Comunicações Serial e Paralela, teve como principal objetivo a pesquisa via Internet, e apresenta no seu conteúdo técnicas explicativas e de abordagem direta.
Comunicação Serial O Serial é um protocolo muito utilizado para comunicação de dispositivos que vem como padrão em quase todos os PC’s. A maioria inclui duas portas seriais baseadas em RS-232, macho e fêmea. Alguns notebooks possuem apenas a porta fêmea. Tais saídas estão ilustradas na figura 1, logo abaixo:
Figura 1: Conector Serial Fêmea e Macho
A figura 2, detalha a pinagem de um conector serial encontrada nos PC’s. É utilizada para muitos propósitos, entre eles, conectar uma impressora.
Figura 2: Detalhamento dos Pinos
Sintetizando a Comunicação