Logística e Distribuição
Pós Graduação em Gestão de Operações e Logística
LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO
Tiago Ermete Arisi
Porto Alegre
2014
Introdução
Com a crescente concorrência na economia atual, as organizações em todo o mundo estão estrategicamente optando para a terceirização da logística como uma forma de aumentar o resultado e auferir vantagem competitiva sustentável. Empresas de terceirização oferecem serviços que permitem que as empresas terceirizem parte de sua rotina e as funções de logística da cadeia de suprimentos.
O crescimento das empresas de terceirização tem sido impulsionado pela necessidade de as organizações se tornarem mais enxutas, reduzir custos e focar nas competências essenciais. Muitas organizações estão cada vez mais fazendo a identificação das funções não-essenciais dentro da organização e terceirizando essas partes, para aumentar a flexibilidade e eficiência operacional e melhorar os níveis de serviço ao cliente.
Em muitos casos, serviços prestados por empresas terceirizadas melhoram a produtividade e reduzem significativamente os custos. Mas para melhor avaliar a tomada de decisão por terceirizar ou não a logística, é importante avaliar as vantagens e desvantagem da terceirização.
Desenvolvimento
Atualmente muitas empresas já possuem consciência que a qualidade nos processos logísticos representa um considerável fator de sucesso para os negócios. Para isso, buscam parcerias eficazes através da terceirização e de seus recursos. Além disso, processos logísticos eficientes oferecem uma oportunidade de criar vantagens em relação à concorrência, aumentando assim o seu apelo comercial.
Como vantagens do processo de terceirização, destacam-se:
• Diminuição dos custos logísticos através do aproveitamento dos efeitos de escala no prestador de serviços;
• Gerenciamento simplificado dos custos e trabalhos logísticos;
•