psicologia e direito civel
Documento produzido em 28-03-2010
UM OLHAR PSICOLÓGICO SOBRE A DELINQÜÊNCIA
(2010)
Cristiano Araújo Luzes
Email:
cristiano_araujo90@hotmail.com
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de apresentar noções gerais sobre a delinqüência tendo como foco estudos de psicologia. A fonte das afirmações está em artigos extraídos da internet e livros de psicologia jurídica e criminologia. A pesquisa demonstrou a existência de uma pluralidade de abordagens sobre o tema, demonstrou ainda que a delinqüência decorra de um transtorno psíquico, demonstrou que o sistema de penas não está atento à possibilidade de existência desse transtorno, constatou-se ainda um descompasso entre prática judiciária e realidade.
Palavras-chave: Psicologia, delinqüência
INTRODUÇÃO
O problema da delinqüência têm se tornado cada vez mais preocupante com o tempo e o avançar da contemporaneidade. Não há nação ou povo no mundo que não tenha que enfrentar este desafio, em todas as conferências e projetos de ações públicas e segurança pública esta tem sido uma questão primária, inclusive entre os países desenvolvidos.
Pensar e refletir a delinqüência, e as causas de sua existência, é obrigação para toda nação que deseja se desenvolver e pensar o futuro. Erradicar as causas, determinar medidas de prevenção e promover o tratamento adequado para este problema é necessário para se resolver toda a problemática da segurança pública e bem estar social, é a melhor forma de proteger as famílias e jovens deste mal social.
O cientista está na linha de frente desta batalha, pois o maior desafio hoje é a mudança de paradigma, transformar a forma de enxergar o delinqüente, trazer novas compreensões sobre o tema que não se limitem ao senso comum e a opinião popular. A quem cabe este trabalho se não
Cristiano Araújo Luzes
1
www.psicologia.com.pt
Documento produzido em 28-03-2010
ao cientista, que é produtor de conhecimento e transformador de paradigmas?