FILOSOFIA
UM BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL.
Karoenny Aparecida Ramos
02410020981
Brasília, 13 de março de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL – UNIPLAN
UM BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL.
Karoenny Aparecida Ramos
02410020981
Trabalho apresentado a disciplina psicologia jurídica do curso de direito da faculdade uniplan como requisito parcial da avaliação bimestral 1° de 2014.
A HISTORIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA DA PSICOLOGIA.
A psicologia jurídica é fundamentada como uma especialidade que desenvolve um grande e específico campo de relações entre dois mundos do Direito e da Psicologia. Nos aspectos teóricos explicativos e de pesquisa na avaliação e no tratamento.
No entanto os estudos revelam uma certa preocupação com o psicológico de um criminoso. Foram ai que descobriram que existem vários tipos de doenças psicológicas, retirando alguns presos para clínicas de tratamento psicológico. Os psicólogos e os psiquiatras se juntaram para realizar exames legais com um olhar mais crítico, assim ajudando a justiça a ter um olhar mais compreensivo com os criminosos. Como decorrência de todos fatos o psicodiagnóstico ganhou uma grande valorização,dando assim como dois tipos de maior ou menor severidade.
Com isso os psicólogos tentavam buscar uma personalidade mais realista da personalidade das pessoas. Sendo assim os estudos comprovam que a psicologia era mais forte do que a psiquiatria.
No inicio a psicologia era designada a realização de exames e avaliações psicológicas. Psicólogos de alguns países fizeram estudos sobre testemunho e participação em processo judiciário.Contudo a importância da avaliação psicológica ajudavam também os processos cíveis. A tarefa da psicologia na justiça era basicamente o diagnóstico nos processo