DIVERSOS
O impacto da psicologia dentro das organizações.
Assistimos hoje as transformações importantes no mundo do trabalho. Novas formas de organização aparecem, e a natureza se modifica. Dando lugar a novas tecnologias inovações que trouxeram mudanças profundas nas forças produtivas.
Mas, nem tudo era progresso. O crescimento descontrolado da indústria acarretou problemas como as doenças e acidentes de trabalho, a insalubridade dos ambientes urbanos, a falência de tradicionais instituições camponesas, a miséria, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa qualificação profissional. Além disso, pagamento de baixos salários como forma de reduzir custos de produção.
Tantas mudanças, em tão pouco tempo, demandaram um interesse científico que até então não existia. Como compreender, através de uma ciência, as relações humanas que estavam se mostrando tão conturbadas. Surge então a psicologia que hoje conhecida como organizacional, que estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações. Mais especificamente, pode-se dizer que atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de pessoas. Desta maneira, nota-se que a Psicologia Organizacional e do Trabalho está ligada às empresas atualmente seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como até mesmo, mas emoções geradas no ambiente de trabalho.
Segundo Chiavenato, (2007, p.211)
“A Psicologia Organizacional, consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal”,
EDGAR H.SCHEIN 1982 P. 03 então afirma que “A psicologia organizacional, nestes últimos 15 a 20 anos, passou por uma considerável transformação,