Logística e distribuição
EMPRESA UNIVALE DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS
Eduardo Johann1 e Hélio Diedrich2
RESUMO: Este artigo trata da análise e proposição de melhorias dos processos na área de logística, mais especificamente no processo de carregamento (organizar e carregar os produtos nos caminhões, conforme os pedidos realizados pela equipe de vendas), em uma empresa prestadora de serviços do ramo de distribuição de bebidas. O principal objetivo do trabalho é desenhar o processo atual, analisar e propor sugestões de melhorias no referido processo. Como aporte às análises in loco, o trabalho apresenta em seu referencial teórico conceitos sobre operações de serviços, logística e processos, abordando sua a modelagem e análise por meio da notação Business Process Modeler Notation ou Notação de Modelagem de Processos de
Negócio (BPMN). A pesquisa, quanto ao método utilizado, é classificada em aplicada, qualitativa e exploratória.
PALAVRAS-CHAVE: Análise e melhoria de processos. Logística. BPMN.
1 INTRODUÇÃO
A logística tem tido progressivo destaque nas organizações pelo impacto que causa no custo de qualquer tipo de operação, seja ela de produção ou até mesmo de prestação de serviços.
Percebe-se, ainda, que desempenha papel fundamental na integração das diversas atividades de uma organização, motivo pelo qual a logística foi escolhida como área de estudo deste trabalho, ou seja, devido à sua grande importância e ao impacto que exerce.
Um estudo encontrado em Palmer (2007, p. 31), realizado em 74 empresas de segmentos diversos e de portes grande, médio e pequeno, “[…] mostra que nas iniciativas de gestão de processos não houve retorno sobre investimento inferior a 10%, e a média de retorno ficou em
30% com mediana em 44%”. Esses números demonstram que os investimentos realizados pelas organizações em iniciativas de gestão de processos têm trazido resultados satisfatórios.
Por vezes, nas organizações, as lideranças despendem