Logistica e Distribuição
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO DA LOGISTICA PARA AS ORGANIZAÇÕES
INTRODUÇÃO
A realização das atividades organizacionais por pessoas jurídicas distintas da organização tem sido definida como terceirização. Na realidade, terceirização consiste em transferir a terceiros a execução de tarefas. Atualmente, sob o impacto das novas tecnologias de gestão, as atividades empresariais já adotam terceirização em muitos segmentos, além daqueles ligados à logística, tais como operações relacionadas com processamento de dados, assistência jurídica, contábeis, e várias outras. Diante dessa importância o objetivo do presente estudo é ressaltar os principais aspectos da terceirização, buscando evidenciar as prováveis vantagens e desvantagens para a gestão empresarial.
DESENVOLVIMENTO
A terceirização com qualquer modelo de gestão apresenta vantagens e desvantagens para a empresa dependendo do seu ramo e da sua execução.
De acordo com Barros (2009) a exorbitante participação dos custos dos processos logísticos no faturamento como; contratação de mão de obra,custo na contratação e demissão na fase inicial, dificuldade na busca de parcerias ideais com fornecedores e vários outros custos logísticos, faz com que grande parte das empresas busque, na terceirização dos serviços, oportunidades de redução de custos.
Outro grande motivador de terceirização, seria a melhora do nível de serviço prestado ao cliente. De acordo com Soares e Abrahão (2007) ao entregar suas atividades logísticas aos prestadores de serviços logísticos, estas empresas, por serem focadas em logística, poderiam com maior habilidade e conhecimento, aperfeiçoar suas operações garantindo satisfação do cliente com a prestação eficaz do serviço.
Em casos, como na terceirização da armazenagem por exemplo, as empresas buscam transformar em custo variável o que antes era custo fixo e, assim, gastar mais apenas quando necessário, em períodos de alta demanda