Taxa Selic
A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas no mercado se balizam no Brasil.E a taxa básica utilizada como referência pela política monetária Copom (Comitê de Política Monetária)o qual foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política e definir a meta da taxa de juros.
Se expressa na forma anual, é a taxa de média ponderada pelo volume das operações de financiamentos por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas na forma de operações compromissadas. Esta taxa influência direta ou indiretamente em quase tudo em nossa economia.
INFLUÊNCIA DA TAXA SELIC SOBRE A ECONOMIA As alterações ocorridas causam impactos nas taxas de juros, nas taxas de câmbio,nos preços do ativos, no credito e também nos investimentos, ou seja com suas alterações ocorrendo impacta em quase tudo em nossa economia.
Os principais canais de transmissão da política monetária:
- Taxa de Juros: Ao aumentar a taxa nominal de juros de curto prazo, o aumento se propaga por toda estrutura. O aumento da taxa de juros influência as decisões de investimento, já a queda na taxa de juros estimula a tomada de empréstimos e aumenta a demanda por bens e serviços, o que pode interferir nos preços ( inflação de demanda)se não houver crescimento na oferta de bens e serviços.
- Taxa de câmbio: Ao elevar a taxa, o Banco Central valoriza a moeda domestica.Sendo assim ocorrendo á valorização da taxa de câmbio transmite os efeitos da política monetária de três maneiras distintas:
- Exerce a influência direta sobre o nível de preços através do preço doméstico dos bens comercializáveis internacionalmente, principalmente quando se trata de mercadorias caso em que o efeito é muito rápido,
- Exercem efeitos indiretos sobre os preços dos produtos que necessitam de matérias- primas importadas para sua produção,
- Ao valorizar-se a taxa de câmbio