História
As diferenças entre as treze colónias eram profundas. Variava a extensão dos territórios; a nível económico nas colónias do Norte predominava o comércio e no Sul a agricultura; nas colónias do Sul cultivavam principalmente o algodão e o tabaco, utilizando mão-de-obra escrava vinda de África, pelo contrário no Norte a mão de obra era constituída por assalariados. Existiam também diferenças religiosas, pois as religiões eram variadas: Puritanos, Anglicanos, Quaquers e Católicos.
Todas as colónias dependiam da corôa Britânica. Cada colónia tinha a sua administração própria, cabendo o poder legislativo a assembleias eleitas.
Existiam muitos aspectos que separavam as colónias, mas existiam outros que as uniam. 80% da população falava a língua inglesa; a cultura britânica predominava; o parlamentarismo era a tradição política. A necessidade de protecção contra os Franceses, que durante muito tempo dominaram o interior do continente, e contra os índios, que pretendiam recuperar as suas terras, reforçou os sentimentos de unidade.
3. As razões que levaram à Revolução Americana:
A Inglaterra saiu vitoriosa da Guerra dos Sete Anos e anexou os territórios conquistados à França.
Os colonos franceses derrotados, para grande contrariedade dos súbditos britânicos que os tinham combatido na guerra, permaneceram nos seus territórios.
Para pagar a guerra tinha havido um aumento de impostos, para além de terem sido criados novos impostos.
Os ingleses praticavam a política de exclusivo colonial não permitindo o desenvolvimento de manufacturas coloniais; a matéria prima era exportada para Inglaterra e, depois de manufacturada, regressava à colónia,