ASSOCIAÇÃO DE CAPACITORES E RESISTORES
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DEPARTAMENTO DE FISICA
FISICA EXPERIMENTAL II
ASSOCIAÇÃO
DE CAPACITORES E
RESISTORES
Adriane da Silva Behling
Pelotas, 23 de outubro de 2014. Resumo
O presente relatório tem por escopo a demonstração do experimento referente à associação de resistores em serie e em paralelo e posteriormente a associação de capacitores em serie e em paralelo, mostrando a teoria sendo realizada na pratica. Essas associações têm como objetivo obter a capacitância desejada.
Palavras- chaves: associação, resistores, capacitores, capacitancia.
Introdução e Dados teóricos.
O valor do resistor é padronizado, a associação de resistores é utilizada para obter o valor que quisermos em um determinado circuito. Outra aplicação seria para a divisão da tensão ou de uma corrente. Em um circuito eletrônico em que um resistor é ligado a outro, temos uma associação de resistores. Pode ser de três tipos: em série, em paralelo e misto. Neste caso usaremos apenas a em serie e em paralelo. Associação em Série: Os resistores estão em série quando a corrente que passa for a mesma dos outros, mas a tensão é diferente.
O cálculo é feito somando-se todos os resistores para encontrar o valor total. Sabendo o valor total é possível aplicar a Lei de Ohm.
A resistência soma é conhecida como resistência equivalente.
Associação em Paralelo: Na associação em paralelo, a tensão em todos os resistores é a mesma, a corrente que é dividida.
Nesse tipo de associação, o inverso do resistor equivalente é igual a soma dos inversos dos resistores:
E para dois resistores em paralelo, podemos calcular da seguinte maneira: Rt = R1.R2 R1+R2 Associação de Capacitores: As associações de capacitores são parecidas com a dos resistores, mas diferem na inversão de algumas fórmulas. Podem ser de dois tipos: em série e em paralelo. Seu