História
No primeiro momento é mostrado alguns principais deuses e como eles representaram o império, foi feito de uma forma sucinta as histórias favoritas das crianças e adultos, como que as pessoas se impressionavam com a forma que “Zeus deu a luz a Atenas de uma dor de cabeça”, Apolo que era um jovem muito incivilizado que depois se tornou o deus da ordem e da musica, Atena que era protetora de uma cidade e zelava pela paz, Afrodite é a deusa da sexualidade feminina, possui uma beleza invejável e esta ligada a fertilidade. por outro lado há Artemis é uma moça virgem e casta.
O documentário Deus e Deusas em resumo mostram que a Grécia é habitada desde 70 mil anos a.c, e houve invasões dos povos do Oriente Médio e do Norte, cada invasão traziam e acrescentavam outras divindades. Para os gregos os deuses são diversos e heterogêneos, tendo em vista a diversidade da cultura e de seus deuses.
A consolidação da mitologia Grega se deu por Homero, pois o mesmo fez a criação da mitologia grega e dos deuses, foi o mais próximo que os gregos tiveram da bíblia, e pela teogonia de Hesíodo. Para explicar a criação dos Deuses o documentário usa a teogonia de Hesíodo narrando que existia o Caos uma presença sobrenatural que significava vazio e não desordem. Depois do Caos veio uma deusa chamada Gaia (Terra) que se casou com Urano (céu). ”Era uma vez um caos, e depois do caos veio uma deusa chamada Gaia terra a mesma se casou com Urano o céu”, assim o amor e a guerra, a violência e o sexo estão ligados a mitologia grega e não somente nela mais em inúmeras mitologias.
Cronos se casou com Réia, sempre que Réia dava a luz, Cronos engolia o filho, a mesma queria muito ter um filho então assim que Zeus nasceu ela o pegou e o