História econômica
Artigo “Subdesenvolvimento, Dominação e Luta de classes”
Introdução
Nesse artigo ocorre uma reflexão dos marcos históricos que causaram e justificam a nossa atual situação de país subdesenvolvido, influenciado por pensamentos da Maria da Conceição e de um debate que houve entre economistas sobre esse assunto.
O que é o subdesenvolvimento para Celso Furtado?
Celso Furtado possui um método de estudo histórico e analítico, e ele conceituou o que seria “subdesenvolvimento” em seu clássico “Desenvolvimento e Subdesenvolvimento”. Ele definiu subdesenvolvimento como um processo formado pela entrada de empresas capitalistas modernas em estruturas arcaicas/antigas, e não como um processo “etapista” pelo qual os países desenvolvidos já teriam passado. É um processo formador do aumento/expansão desigual do capitalismo. Mas Celso Furtado complementa fazendo uma relação da nossa estrutura subdesenvolvida com a articulação interna-externa, em que nessa articulação estaria o consumo das elites que é provocado por indução externa, da mesma maneira que ocorre no processo de industrialização substitutiva de importações e causa o progresso técnico de maneira desigual . Apesar do avanço industrial, a sua autosustentação não está garantida, recriando com frequência a restrição externa ao crescimento de nossa economia e sociedade.
Da teoria sobre o subdesenvolvimento surge a teoria da dependência, que ocorre uma dominação internacional a partir da dependência tecnológica, financeira e cultural. Essa conceituação de Furtado já demonstra um grande avanço sobre a dicotomia atraso/modernização sobre o assunto.
Grandes pensadores brasileiros passam a analisar a Formação da Nação e o desenvolvimento desigual do capitalismo. Furtado fez uma análise sobre a falta de autonomia da burguesia em promover um desenvolvimento sustentado do mercado interno, mas também da falta de ordem interna democrática e a heterogeneidade da nossa