A evoluçao da radiologia
A evolução da Radiologia nas últimas décadas tem sido enorme, o que repercutiu na maior importância que os métodos de diagnóstico por imagem hoje exercem na atividade de diversas especialidades médicas.
O diagnostico por imagem na atividade medica passa a influenciar totalmente as decisões terapêuticas, a evolução e o conhecimento das doenças, sendo uma das ferramentas a promover melhoria no bem-estar das pessoas e contribuindo, significativamente, para o aumento da expectativa de vida dos seres humanos.
Com a descoberta dos raios X, no século passado, e os importantes e constantes desenvolvimentos dos métodos de imagem seccional (ultra-som, tomografia computadorizada, ressonância magnética e "pet scan"), atualmente se torna cada vez mais comum o uso destas técnicas na busca de um efeito prático e representativo para a arte de salvar vidas, minorar sofrimentos e curar doenças.
1 – Histórico do desenvolvimento de tecnologias médicas, profissionais e o mercado do serviço de diagnóstico por imagem
A indústria nacional de insumos e equipamentos de uso médico data da década de 1950, uando se instalaram no país empresas de materiais de consumo, produtoras de artigos de pouca complexidade como seringas e agulhas. Paralelamente, apareceram fabricantes de aparelhos de anestesia. Na década seguinte, surgiram os primeiros fabricantes de instrumentos cirúrgicos. O grande salto dessa indústria ocorreu na década de 1970, período no qual apareceram empresas de aparelhos e filmes de raios X, instrumentos de laboratório, eletromédicos e monitoração, dialisadores e oxigenadores, válvulas cardíacas e marca-passos. Esse crescimento foi acompanhado por uma expansão da demanda, no qual o Estado foi o principal ator.
A década de 1980 marcou o esgotamento desse processo de crescimento, ocorrendo grandes mudanças no âmbito macroeconômico. Todavia, a estreita ligação entre a indústria de eletromédicos, estabelecida no país na década anterior, e as tecnologias