Radiologia a evolução
a. Objetivo Geral
Analisar a historia do raio x, ressaltando a necessidade de uma padronização nas técnicas empregadas,
b. Objetivos Específicos
Fazer um estudo dos principais problemas apresentados para a falta de padronização de técnicas radiográficas.
Desenvolver uma analise sucinta sobre a historia das radiografias no Brasil e no mundo.
Discutir, por meio da literatura assuntos importantes para desenvolvimento do tema. .
2. JUSTIFICATIVA
A Radiologia é uma especialidade da Medicina muito dependente da tecnologia, que ao longo dos tempos têm vindo a desenvolver-se com a evolução desta. As inovações técnicas aliadas a computadores cada vez mais poderosos têm mudado os equipamentos e aumentado a importância do papel da radiologia no diagnóstico e tratamento das doenças. Este capítulo tem como objetivo principal, descrever as diferentes técnicas radiológicas, considerando as suas aplicações e modos de funcionamento, começando na técnica mais usada a Radiologia Convencional, seguindo-se a Tomografia Computadorizada e por fim a Ressonância Magnética.
Sendo assim, este trabalho pretende, também, contribuir para a literatura brasileira através de uma analise sucinta a respeito da padronização radiológica e sobre a historia da radiografia no Brasil.
3. REVISÃO DE LITERATURA
4.1 DESCOBERTA DOS RAIOS X
Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios X 1895, após observar um novo tipo de radiação onde um feixe de elétrons incidia num alvo sólido, atravessando substâncias como papel, vidro e madeira. Por serem raios de natureza desconhecida, denominou-se por raios X.
Francisco et al. (2005) relatam que Roentgen sabia que havia descoberto algo interessante, mas não tinha certeza de que suas observações estavam corretas. Assim, convenceu a esposa, Anna Bertha, a participar de um dos seus experimentos. No experimento, Roentgen resolveu radiografar a mão de sua esposa e para isso, na época, ela teve que ficar