História do Pensamento geográfico
- Foi somente no século XIX que a geografia passou a ser considerada como uma ciência autônoma. A geografia passa então a se ocupar especificamente do espaço geográfico.
- Na Alemanha, surgiriam os pioneiros da Geografia Moderna como Karl Ritter, Alexander Von Humboldt.
- A construção da geografia moderna só pôde ocorrer num momento em que praticamente toda a superfície terrestre havia sido conhecida, estudada e mapeada.
- O século XIX é marcado pelo surgimento e criação de muitas idéias e conceitos a respeito da geografia e a forma como o homem se relacionava com o meio ou o meio se relacionava com homem, propiciando a formação de muitas teorias e o surgimento de pessoas importantes para o desenvolvimento da geografia moderna e o debate fundamental na formulação das teorias evolucionistas, sistematizando a Filosofia e as Ciências Naturais.
- Alexander Von Humboldt e Carl Ritter, forneceram grandes contribuições à teoria geográfica no início do século XIX. No século XIX, com o desenvolvimento do imperialismo europeu, surgiram muitas sociedades geográficas.
2. Qual era o objetivo de estudo da Geografia clássica Alemã?
- Sistematização com Humboldt e Ritter, funda a Geografia acadêmica e estabelecem princípios, objetos e objetivos para a ciência geográfica. Geografia surge nos moldes positivistas de uma ciência natural. A combinação e entre fenômenos inter-relacionados (clima, relevo, vegetação, geologia e outros) resultam nas correlações causais que resultam na unidade da natureza (visão universalista, enciclopédica, empirismo descritivo, ...). Determinismo Ambiental: Ratzel e a Escola Alemã (espaço vital, geopolítica, ambientalismo). Visão naturalista aplicada ao estudo da sociedade.
3. Para Vidal De La Blach a Geografia era uma ciência social?
- Sim, Vidal de La Blach defendia que o homem pode interferir, modificar a natureza e