estagio em gestão escolar
EDUCAR, CUIDAR E BRINCAR: A INDISSOCIABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COXIM-MS
2013
EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Renata Garcia Rodrigues1
RESUMO
O artigo elaborado visa aprofundar os conhecimentos dos profissionais da Educação, proporcionando uma reflexão sobre a importância do fazer pedagógico na Educação Infantil, contemplando a unicidade entre o educar, o cuidar e o brincar, tendo subsídios teóricos de vários autores que abordam o assunto, como também algumas legislações que rege a Educação Infantil. A pesquisa relaciona a teoria com a prática e norteia o trabalho dos profissionais diretamente ligados na unidade educacional. Buscando o sucesso no desenvolvimento infantil e melhorando a qualidade na Educação desta modalidade e destaca a importância dos jogos, da ludicidade no desenvolvimento da criança, contribuindo dessa forma, com a socialização através do seu eu e tudo que a cerca. Os jogos trazem possibilidades de crescimento pessoal, pois quando a criança brinca ou participa de jogos, libera necessidades e interesses espontaneamente.
PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil, Cuidar, Educar, Brincar, desenvolvimento infantil.
1 Introdução
Esta pesquisa visa aprofundar os conhecimentos dos profissionais da Educação, proporcionando uma reflexão sobre a importância do fazer pedagógico na Educação Infantil, contemplando a unicidade entre o educar, o cuidar e o brincar, reconhecendo as contribuições que favoreçam o desenvolvimento infantil, favorecendo uma educação prazerosa de qualidade.
Tendo como objetivos gerais compreender as particularidades e a organização do trabalho pedagógico voltado para o Educar, Cuidar e o Brincar..
Alguns objetivos específicos foram elencados neste trabalho tais como:
Refletir sobre a Educação Infantil enfocada em âmbito sociocultural;
Meditar abordagens de teóricos pesquisados neste artigo;
Relacionar