DST e métodos contraceptivos
NOME
DST e Métodos contraceptivos
Imperatriz-ma
DST: Cancro Mole
Agente Patogênico: Hemophilus ducreyi.
Sintomas: Ocorre com mais frequência em indivíduos do sexo masculino, acometendo, na maioria das vezes, o prepúcio, enquanto que nas mulheres afeta o colo uterino e os grandes e pequenos lábios. Todavia, pode afetar também o ânus e, mais raramente, os lábios, a boca e a garganta.
Comportamento de risco: transmitida apenas durante a relação sexual (vaginal, anal e oral) quando não há o uso de preservativos.
Período de encubação: período de incubação é de 2 a 5 dias.
Tratamento: O tratamento é feito com o uso antibióticos, higiene local e aplicações de compressas com permanganato de potássio diluído ou água boricada.
Prevenção: sua prevenção é feita através do uso de preservativos (camisinha).
Clamídia
Agente Patogênico: Chlamydia trachomatis
Sintomas: podem ser: secreções vaginais anormais e sensação de queimação durante o ato de urinar. Mesmo após a infecção se espalhar para as trompas de falópio, algumas mulheres podem não apresentar nenhum sintoma, já outras podem apresentar dores abdominais (abdômen inferior) e na parte inferior das costas, fortes náuseas, febre, dor durante o ato sexual e leve sangramento entre os ciclos menstruais.
Comportamento de risco: se dá através do ato sexual vaginal, anal ou oral. Também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante o parto natural.
Período de encubação: é de aproximadamente 15 dias entre a relação sexual o surgimento dos sintomas, sendo que durante este período o portador já pode transmitir o agente causador da doença.
Tratamento: é feito com o uso de antibióticos, como a azitromicina, doxiciclina, eritromicina e tianfenicol, sendo que o parceiro (a) sexual deve realizar o tratamento também.
Prevenção: é abster-se do contato sexual, ou então, ter uma relação monogâmica com um parceiro sabidamente saudável. O uso de preservativos