História do negro em novela
Isaura era uma escrava de pele branca. A moça era assediada por seu dono, o vilão da novela, Leôncio. Ela tem um romance com o personagem Tobias, que morre em um incêncio armado por Leôncio. A moça foge e conhece Álvaro, que consegue a carta de alforria para ela no final da trama e casa-se com a escrava liberta.
"Xica da Silva" (1996)
Do que se tratava a história? Na História do Brasil, Chica da Silva foi uma escrava alforriada que viveu no Arraial do Tijuco durante a segunda metade do século 18. Casou-se com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira e atingiu posição de destaque na sociedade da época. A novela de 1996, exibida na extinta TV Manchete e, em 2005, no SBT, trazia a história de Xica da Silva (Taís Araújo), que deixou de ser escrava para ficar rica. Inspirada no filme de Cacá Diegues, de 1976, que, por sua vez, foi baseado no livro homônimo de João Felício dos Santos Taís Araújo foi a primeira protagonista negra em uma novela da história da televisão brasileira.
A escravidão foi abordada como a improvável ascensão social de uma escrava na sociedade brasileira do século 18, talvez a única no País naquela época.
"Sinhá Moça" (1986 e 2006)
Do que se tratava a história? Novela de Benedito Ruy Barbosa inspirada no romance de Maria Dezonne Pacheco Fernandes,. Sinhá Moça (Lucélia Santos) é filha do poderoso Coronel Ferreira , chamado de Barão de Araruna, um poderoso escravocrata. Ela se apaixona por Rodolfo (Marcos Paulo), um republicano abolicionista, e, ao seu lado, acaba se envolvendo com a luta pela libertação dos escravos, confrontando o pai.
Como a escravidão foi abordada? A história se passa na pequena cidade de Araruna, no interior de São Paulo, e mostra o conturbado cenário político em 1886, dois anos antes da abolição da escravidão. O último capítulo é justamente em 13 de maio de 1888, dia da Abolição.
Lado a lado :
Para entender o